O amor a tradição

Hoje, 20 de setembro, comemoramos a Revolução Farroupilha, que este ano tem como tema: “os farrapos e suas façanhas” . É uma data muito especial para todos nós gaúchos, pois recordamos as lutas e vitórias de nossos antepassados, lembrança essa que fazemos questão de manter presente.

100_1344Ser gaúcho é ter orgulho da tradição. Tradição essa que começou a tempos atrás com nossos antepassados e hoje persiste conosco. Ser gaucho é amar a nossa terra, ter orgulho da indumentária, dos costumes e passá-los a nossos descendentes, como é feito no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre (foto ao lado 19/09/09) na Estância do Harmonia, onde centenas de gaúchos, anualmente,  trocam o conforto de suas casas e  se reúnem em piquetes por cerca de um mês   para vivenciar um pouco do tradicionalismo. As moradias feitas de madeiras, com pouca infra-estrutura, remetem aos tempos de dificuldades, enfrentados pelos Farrapos. Mas a falta de conforto, não significa que falta tecnologia. O acampamento está online. Através da internet, é possível fazer um passeio pelo parque da Harmonia, que está com diversas câmeras instaladas em pontos estratégicos, para que, quem está fora do estado, possa assim mesmo acompanhar o acampamento que já é realizado a 22 anos. Os cavalos, o chimarrão, a música e o churrasco são elementos indispensáveis do clima campeiro, que é completado pelos trajes típicos gaúchos . O acampamento é uma cidade dentro da Capital. Por lá passam anualmente milhares de pessoas que, além de prestigiarem os piquetes com todas as suas atrações, prestigiam a própria tradição. 

100_1369E essa tradição  faz com que os gaúchos tenham orgulho de andar com a indumentária. A pilcha está presente por todo o Rio Grande do Sul, no dia-a-dia dos gaúchos, não só no Acampamento Farroupilha ou nas ruas do estado, mas também nas festas. Ontem a noite, participei da festa de bodas de ouro dos meus amigos Valente e Judith Murlick. A foto ao lado é de um dos filhos do casal, José Murlick, que estava com a indumentária, uma forma de demonstrar o carinho pelo Rio Grande e homenagear o 20 de setembro.

Encerrando as comemorações da semana  Farroupilha, foi realizado hoje pela manhã um desfile na capital, que contou com a presença de cerca de 5 mil pessoas que aproveitaram o dia ensolarado para prestigiar integrantes de diversas áreas e mais de 3 mil cavalarianos, de 130 piquetes. 

 

 

                                                                                                                   

Anúncios
  1. Que lindo!
    Esse post só meu deu mais vontade de conhecer sua terra. Um dia ainda vou aí… com certeza!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: